Jericoacoara
Uma área protegida e um parque nacional.
Jericoacoara é uma pacífica vila de pescadores situada entre dunas, na costa Oeste do Estado do Ceará, aproximadamente 3 graus abaixo da linha do Equador, com 320 dias de sol por ano. Eleita pelo jornal Washington Post como uma das 10 praias mais belas do mundo, Jeri, como é chamada pelos habitantes locais, é cercada por lagoas de água doce, cristalinas e azuis, mar calmo e enormes dunas de onde é possível admirar o pôr-do-sol mais bonito do Brasil. Desde 1984, Jericoacoara foi declarada Área de Proteção Ambiental (APA) e tornou-se Parque Nacional em 2002, trazendo muitas restrições para novas construções e maior controle em sua preservação. Não há estradas pavimentadas pois a vila foi mantida como em seu início, com ruas de areia e construções tendo somente 2 pavimentos, além da ausência de cabos e postes por conta da obrigatoriedade da distribuição elétrica ser subterrânea e da ausência de iluminação pública, para manter a preservação do local. Tornando berço de uma das mais incríveis praias do Brasil, sendo ecologicamente protegido e paraíso dos amantes da natureza.
O vento constante de Junho a Dezembro em Jericoacoara propicia um dos melhores lugares do mundo para a prática de esportes náuticos tais como: windsurf, kitesurf, surf, vela e catamarã. Pode ser também um lugar para relaxar e caminhar pelas belas praias que a circundam, praticar Sandboard nas dunas, passear a cavalo, praticar yoga, fazer massagens terapêuticas, passear e explorar dunas e lagoas em passeios de buggy ou quadriciclo. Nesse período Jericoacoara se torna um dos melhores lugares do mundo para a prática de esportes náuticos de velejo, pois tem como característica única local o vento forte e constante mesclado a áreas de mar com ondas para os profissionais que querem praticar saltos, ou calmas e sem ondas para os iniciantes ou menos radicais que preferem deslizar sobre as águas tendo uma visualização litorânea de um outro ângulo. Além de tudo isso existem as lagoas cristalinas perfeitas para relaxar nas águas calmas praticando um downwind com toda a assistência e estrutura de um veículo com motorista treinado que estará auxiliando durante todo o percurso.
A distância entre Jeri e as grandes cidades unido ao difícil acesso por balsas entre rios, dunas e lagoas também ajudam a manter a praia e a vila protegidas do turismo de massa. Há apenas 25 anos, Jeri era uma aldeia de pescadores, sem qualquer contato com a civilização moderna. A eletricidade era proveniente de motores a diesel com a iluminação urbana vindo do brilho da lua e das estrelas. Após sua divulgação no jornal Washington Post, o turismo desenvolveu-se rapidamente e Jeri tornou-se um dos mais procurados destinos do litoral brasileiro, recebendo celebridades do cinema, televisão e esportes a procura de privacidade. A energia elétrica chegou à vila em 1998, e após a chegada da energia elétrica chuveiro elétrico e ar condicionado deixaram de ser luxo. A iluminação das ruas permanece proibida pelas autoridades locais. Sendo assim a lua e as estrelas continuam iluminando as suas ruas de areia.
Nas praias e na vila encontram-se coqueiros centenários que criam um cenário paradisíaco onde é possível caminhar descalço. Ou passear pelas calmas lagoas formadas pela água da chuva. Próximo a Jeri encontram-se manguezais e rios que são habitat dos cavalos-marinhos e caranguejos onde é possível degustar dessa culinária local que foi aceita pelos melhores cozinheiros e é um dos pratos mais apreciados pelos moradores locais e visitantes da região. Você terá a oportunidade de escolher no chamado "cardápio aovivo" e seu menu com essas delícias terá o sabor e textura de um alimento fresco e natural. Pescadores nativos lançam suas redes ao mar, enquanto esperam a próxima maré para tirá-las e você terá a oportunidade de acompanhá-los em sua jornada.
Jericoacoara possui uma rede de pequenos e excelentes restaurantes, bares e cafés onde é possível ouvir música suave a luz de velas. Fogueiras são feitas na praia nas noites de luau. Ao anoitecer dezenas de barracas são montadas na praia e servem uma grande variedade de coquetéis preparados com frutas tropicais.
Todas as tardes o visitante pode subir a enorme duna a beira mar chamada de duna do pôr-do-sol para assistir o espetacular pôr-do-sol. Somente em poucos lugares no Brasil como Jeri o nascer e o pôr-do-sol são vistos do mar. Esse espetáculo é único e se torna diferente com formas e cores a cada dia.
Após o pôr-do-sol, capoeiristas se reúnem na praia e dão um verdadeiro espetáculo convidando os visitantes a participar da roda. Aprender a dançar forró ao ar livre, é uma opção para os que gostam. Para quem nunca se cansa, Jeri tem várias opções de "baladas" que duram até o amanhecer.